Conheça os tipos de massagem que aliviam o estresse - https://minhavida.uol.com.br/conteudo/12408-Conheca-os-tipos-de-massagem-que-aliviam-o-estresse.htm

20/08/2011 16:51

 Preocupações no trabalho e em casa, congestionamentos, medo da violência e falta de tempo são motivos mais do que suficientes para estressar qualquer um. Em muitos casos uma simples sessão demassagem pode equilibrar o corpo, promover sensação de bem-estar e aliviar essa tensão. É só deitar e se entregar. "A massagem relaxante, especificamente, é muito terapêutica, combatendo o estresse e melhorando o funcionamento do organismo", afirma a massoterapeuta Fernanda Tonolo Leite, da Bergovist Massagem e Treinamento, de São Paulo. 


A especialista explica que essa técnica estimula a produção de um hormônio chamado ocitocina, que combate a tensão muscular, ajuda no intestino e baixa a pressão arterial. "São deslizamentos e amassamentos leves que dão sensação de bem estar e aumentam a circulação de sangue na pele e na musculatura, fazendo o corpo relaxar", diz Fernanda. 

Massagem ajuda a aliviar o estresse - Foto: Getty Images

Geralmente a massagem relaxante é feita no corpo todo, dos pés a cabeça. "Como oestresse causa tensão muscular, podemos dar uma atenção maior nas regiões do trapézio, pescoço e ombros, que são geralmente os músculos mais atingidos", sugere. A massoterapueta indica que seja feita uma sessão por semana, ou, no máximo, a cada duas semanas. "A ideia não é só aliviar o estresse, mas também prevení-lo", lembra. 

Escolha a sua 
Além da massagem relaxante, outras técnicas podem contribuir para o alívio do estresse. A fisioterapeuta Vanessa Pereira alerta que antes de se submeter a qualquer técnica, é fundamental consultar um especialista que possa identificar seus problemas e indicar o melhor tipo. Confira os benefícios de mais quatro massagens que acabam com o estresse e mantêm a saúde física e mental em equilíbrio.  

- Massagem clássica terapêutica 
É uma massagem mais específica, excelente para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com a fisioterapeuta, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a reflexologia. "Trabalhando essas duas em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular ocasionados por emoções mal trabalhadas", diz. 

- Reflexologia 
É um sistema terapêutico de estímulo da região dos pés através da pressão, fricções e massagens. Baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" nos pés. Seu estímulo facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo e promove reequilíbrio. 

- Shiatsu 
Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos.